Para que serve a vitamina C? - Higa's Supermercado

Higa's Supermercado

Cheff Higa's

Para que serve a vitamina C?

Para que serve a vitamina C?

28/04/2020

Quando você pensa em vitamina, a primeira que vem à sua cabeça é a vitamina C? Provavelmente a mais lembrada pelas pessoas, sendo uma das vitaminas mais conhecidas em todo o mundo, ela figura como nutriente indispensável para o bom funcionamento do seu organismo. Que tal saber tudo sobre ela?

A atuação da vitamina C no organismo

Também chamada de ácido ascórbico, como o próprio nome já antecipa, a vitamina C tem como uma de suas principais funções a prevenção contra o escorbuto, doença que é causada justamente pela falta desse nutriente e pode afetar articulações, mucosas, órgãos etc.

Além disso, a vitamina C tem outros papéis fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Sendo absorvida no intestino delgado, ela protege as células de radicais livres, tem ação antioxidante, atua em processos metabólicos, auxilia a absorção e transporte de ferro, colabora com a produção de cartilagem, colágeno, músculos, vasos sanguíneos, entre outras atividades.

 

Por isso, em uma rotina balanceada e saudável, e com o acompanhamento de um profissional da saúde, ela pode ajudar a promover alguns benefícios no corpo, como:

 

  • Melhora do sistema imunológico, prevenindo contra infecções, resfriados e outras doenças, como câncer;

  • Prevenção do envelhecimento da pele, fornecendo elasticidade, firmeza e sustentação, e diminuindo linhas de expressão e rugas;

  • Aumento do rendimento em atividades físicas, potencializando o desempenho durante os treinos;

  • Fortalecimento de dentes, ossos e tendões, precavendo contra lesões e traumatismos;

  • Diminuição do aparecimento de distúrbios oftalmológicos, protegendo a retina contra degeneração;

  • Redução da ocorrência de derrames, inibindo o desenvolvimento de placas nas veias e artérias, e a ruptura de coágulos.

 

Fontes de vitamina C

O consumo de alimentos que são fonte natural da vitamina, como frutas e verduras, é indicado que seja feito com o alimento fresco e, de preferência, cru, já que quaisquer processos pelos quais ele passe pode influenciar na diminuição nutricional, como ao cortá-lo ou cozinhá-lo.

Nesses casos, opte sempre pelo corte em um consumo imediato e também pelo cozimento a vapor, pois a perda de nutrientes em ambas as situações é menor.

Já a ingestão da vitamina C por suplementos é feita com cápsulas ou pó, por exemplo, e também deve ser recomendada pelo seu nutricionista, bem como sua dosagem.

Comentários

Posts Recentes

Cartão Higa's

Newsletter