10 dicas básicas para iniciantes na cozinha - Higa's Supermercado

Higa's Supermercado

Cheff Higa's

10 dicas básicas para iniciantes na cozinha

10 dicas básicas para iniciantes na cozinha

17/08/2017

10 dicas básicas para iniciantes na cozinha



Existem pessoas que, ao verem outras cozinhando, pensam que é fácil botar a mão na massa. Mas, quando se aproxima do fogão, a receita desanda. Mas, calma, há solução. Nestes casos, algumas dicas podem ser valiosas para começar a acertar o caminho na culinária.



1 - Aprenda a fazer aquilo que você gosta de comer

 

Começar cozinhando o que gosta é a melhor forma de iniciar, assim você ficará motivado para provar sua obra de arte.

 

2 - Reserve tempo

 

Cozinhar necessita de tempo e dedicação, pois existem pratos que levam horas, às vezes dias, para ficarem prontos. Nem todo prato é uma frittata. Por isso, reserve um tempo na agenda para cozinhar, pois cada prato necessita de um tempo adequado para ser finalizado.

 

3 - Siga a receita

 

Se você é verdadeiramente um noob completo na cozinha, então nada de inventar. Lembre-se que você investiu seu tempo e dinheiro para criar um prato e não quer fazer algo incomível, seguir a receita ao pé da letra reduz, e muito, o risco de dar tudo errado.

 

4 - Invista em alimentos de qualidade

 

Para criar algo saboroso, é necessário investir dinheiro. A qualidade do tipo de chocolate que você usa para fazer brownie, por exemplo, interfere diretamente no sabor do mesmo.

 

5 - Não tenha medo de temperos e ervas

 

Existem tantos temperos e ervas que podemos ficar confusos e com medo de usá-los, mas cozinhar é uma ciência que pede ousadia, então ouse!

 

6 - Cozinhe em fogo baixo

 

Se você ainda não tem a manha na cozinha, faça tudo em fogo baixo.

O resultado é que os bolos não cozinhavam direito e, muitas vezes, queimavam.

A maioria dos bolos precisam que o forno esteja pré-aquecido em 180º (fogo baixo) para ficarem fofinhos e deliciosos. Toda comida tem o seu tempo e temperatura, e tentar acelerar as coisas só vai resultar em erros.

 

7 - Use medidores

 

Muito cuidado com medidas. Para não perder ingredientes, é bom sempre ficar de olho nas quantidades de cada receita. Por isso, vale muito a pena investir em medidores. Um copo medidor é super baratinho, e nele você tem várias medidas úteis (líquidos em ml; xícaras; peso de farinha/açúcar/arroz). Balanças para cozinha também são ótimas.

 

8 - Faça mise en place

 

Mise en place nada mais é que a etapa inicial para o preparo de qualquer prato, na qual separam-se todos os utensílios e ingredientes necessários para executá-lo.

 

9 - Sempre prove e cheire os alimentos

 

Fazendo isso, você aprende sobre sabores e, dessa forma, seu conhecimento sobre comida é ampliado. Sempre prove e cheire o que prepara para ver se está tudo de acordo com o seu paladar.

 

10 - Não desista se não der certo na primeira vez. Tente novamente

 

Se não deu certo na primeira, segunda ou centésima vez que tentou fazer aquela receita, calma que pode dar certo na próxima vez. O importante é a prática, pois é ela que leva a perfeição.

 

Boa sorte!

 

Comentários

Posts Recentes

Cartão Higa's

Newsletter