Entenda a importância da reserva de emergência e como cuidar da sua. - Higa's Supermercado

Higa's Supermercado

Cheff Higa's

Entenda a importância da reserva de emergência e como cuidar da sua.

Entenda a importância da reserva de emergência e como cuidar da sua.

05/12/2017

 

Esse artigo vai te ajudar a lidar com sua reserva de emergência e se você não tem uma, vai te esclarecer muitas dúvidas e dar aquele empurrãozinho que faltava para você montar a sua.
 

Essa é uma das dúvidas que mais deixam as pessoas confusas sobre o assunto, acontece que a reserva varia de acordo com a pessoa, isso por que as pessoas tem padrões de vida e prioridades diferentes.
 

Você precisa fazer um orçamento de quanto custa seu padrão de vida, incluindo todos os gastos, sejam fixos ou variáveis e até o dinheiro que você costuma guardar para fazer um lanchinho diferente quando dá vontade ou comprar aquela blusinha.
 

Depois de calcular quanto você gasta mensalmente, é preciso que sua reserva de emergência possa cobrir entre 6 meses e um ano do seu padrão de vida. Se você gasta 3 mil reais mensalmente, sua reserva de emergência deve ter pelo menos R$18 mil.
 

Quanto mais você puder guardar na reserva de emergência significa que no caso de você perder o emprego, por exemplo, mais tempo você poderá viver tranquilamente com o mesmo padrão de vida.
 

Como montar:
 

É preciso estabelecer o quanto será necessário poupar mensalmente para construir sua reserva de emergência e então ter disciplina para guardar esse dinheiro na reserva. Faça as contas antes de quanto você precisa guardar na sua reserva de emergência e em quantos meses guardando determinado valor você irá alcançar seu objetivo.
 

O tesouro Selic é muito recomendado para guardar a reserva de emergência, pois com apenas um mês é possível retirar seus investimentos sem perder dinheiro e por precisar retirar em uma emergência é uma boa opção. O que você deve entender é que precisa de um investimento com liquidez diário, assim você poderá retirar seu dinheiro quando for necessário.



Tem quem confunda emergências reais com desejos, emergência é qualquer situação que você precise gastar aquele dinheiro para viver, uma manutenção muito importante na casa, um acidente, alguém ficou doente, o pet da casa conta? Sim! Ou se você perder o emprego.
 

Essas situações tristes, mas que acontecem na vida, são emergências com as quais nosso rico dinheiro vai precisar ser gasto, e se você tiver uma reserva de emergência passar por essas situações será muito mais tranquilo do ponto de vista financeiro.



Muita gente não sabe como se controlar em relação ao dinheiro, é preciso que você entenda que o dinheiro da sua reserva de emergência é para emergências de verdade e não para um supérfluo.
 

Uma dica que pode te ajudar é que sempre que você pensar em colocar suas mãozinhas na sua reserva de emergência para algo que não é emergência você imagine um momento em que vai precisar dela e não a terá por ter gasto com algo desnecessário.
 

Vai doer no seu coração imaginar que ficou sem emprego e não tem uma reserva para te ajudar nesse momento, ou que alguém muito importante ficou doente e você não poderá pagar um bom tratamento, imaginar essas situações te ajuda a evitar o gasto desnecessário.
 

Pedir ajuda a alguém de confiança que vai te lembrar dos seus objetivos também ajuda muito, assim como guardar um dinheiro mensal para supérfluos, garantindo que você já tenha condições de comprar algo desnecessário, mas que vai te deixar feliz sem retirar da sua reserva de emergência ou de algo importante.
 

Fonte: R7 - Meu Estilo.
 

Comentários

Posts Recentes

Cartão Higa's

Newsletter