Você se acha uma pessoa Intuitiva? - Higa's Supermercado

Higa's Supermercado

Cheff Higa's

Você se acha uma pessoa Intuitiva?

Você se acha uma pessoa Intuitiva?

09/03/2018

O brasileiro é um povo muito intuitivo. A intuição é quase que um patrimônio cultural nosso! O brasileiro é muito ligado à espiritualidade, é um povo muito supersticioso e muito atento às questões do "além", aquelas coisas que o povo acredita embora a ciência duvide. Mas afinal o que é intuição? E por que ela é importante?

Intuição é um conceito difícil de explicar, talvez porque esteja relacionado a algo da ordem do inexplicável.

A intuição consiste na capacidade de conhecer algo sem entender o seu funcionamento. Fundamenta-se numa experiência sensorial e/ou de uma análise superficial das características que compõe determinado evento. A partir dessa base inicial, vamos tentando entender, de forma pouco esclarecida, do que se trata determinado fato para já nos dispormos a emitir juízos acerca deles.

Na Psicologia, intuição é um processo pelo qual os humanos passam, muitas vezes de forma involuntária, para chegar à uma conclusão sobre algo. Logo, o raciocínio usado para chegar à tal conclusão, é inconsciente, o que faz muita gente crer que ela se trata de um processo paranormal ou divino. Para a ciência, a intuição é um mistério.

A intuição é importante porque é uma forma de conhecermos a realidade, sentida e compreendida de modo direto, sem a utilização de instrumentos que obedecem à lógica. Isto é, a intuição é uma forma de conhecimento que penetra no interior do objeto de modo imediato sem o ato de analisar e traduzir.

Como conceito sociológico, a intuição é definida como a capacidade de perceber, discernir ou pressentir uma explicação independentemente de qualquer raciocínio ou análise. Por meio dela, elaboramos hipóteses que, posteriormente, poderão ser comprovadas ou não.

 

Curiosidades

Em uma recente matéria, a Superinteressante relembra a história de Júlio Resec, quem, a poucos momentos de deixar o Brasil rumo a Portugal, teve registrada a sua angústia: “Esta noite eu sonhei com um negócio assim… Parecia que o avião caía…”. Júlio, tecladista do grupo Mamonas Assassinas, que fez muito sucesso na década de 1990, veio a falecer doze horas depois dessa gravação, em um acidente aéreo.

Esse caso trágico ilustra como a intuição é algo comum. Todos nós, em algum momento, já sentimos uma espécie de “voz do além” insistindo em nos deixar uma mensagem. E não precisa ser necessariamente algo ruim. Muitas vezes essa “coisa que está aí” provoca uma sensação ótima, mas ainda desconhecida.

Há pessoas que têm uma intuição tão forte que parecem ler a mente de outras. Aliás, muita gente ganha dinheiro assim, lendo cartas, búzios e afins. Foi o que aconteceu com o psicólogo estado unidense Silvan Tomkins, que ganhou dinheiro em apostas de cavalo porque, segundo ele, só de olhar para um animal sabia se ele poderia vencer a corrida.

 

Por que os intuitivos são inteligentes?

Já que a intuição é um tipo de conhecimento, há gente que acredita que ela é uma forma elevada de inteligência, como Gerd Gigerenzer, diretor da “Max Planck Institute for Human Development”. Segundo ele, a intuição é menos sobre “saber” a resposta correta e mais sobre entender de maneira intuitiva qual informação não é importante para então descartá-la. Ou seja, a intuição seria uma inteligência do inconsciente.

“Em meu trabalho científico, tenho palpites. Eu nem sempre consigo explicar por que acho que aquele caminho é o correto, mas eu preciso ser confiante e seguir em frente. Eu também tenho a habilidade de checar esses palpites e entender o que eles significam”, explica o diretor em matéria divulgada pela Awebic.

Ele acredita que pessoas que dão atenção a sua intuição, mergulhando em um assunto e analisando as suas diferentes possibilidades, estão exercitando uma inteligência instintiva, que lhes diz se aquilo é ou não importante.

A questão não é se você tem intuição (aliás, todo mundo tem), mas sim o que você faz com ela.

 

Frases sobre intuição

Como a intuição é algo inerente ao ser humano, muita gente vem se dedicando a entendê-la. Selecionamos frases de alguns deles para a gente quebrar a cabeça sobre os nossos instintos. Confere aí:

“Todo o conhecimento humano começou com intuições, passou daí aos conceitos e terminou com ideias”.

Immanuel Kant

“Não deixe o barulho da opinião dos outros abafar sua voz interior. E mais importante, tenha a coragem de seguir seu coração e sua intuição. Eles de alguma forma já sabem o que você realmente quer se tornar. Tudo o mais é secundário”.

Steve Jobs

“A arte é visão ou intuição. O artista produz uma imagem ou um fantasma: e quem aprecia a arte volta o olhar para o ponto que o artista lhe indicou, observa pela fenda que este lhe abriu e reproduz dentro de si aquela imagem”.

Benedetto Croce

“A intuição, não testada e não comprovada, é uma garantia insuficiente da verdade”.

Bertrand Russell

“Ser intelectual é usar sobretudo a inteligência, o que eu não faço: uso é a intuição, o instinto”.

Clarice Lispector

“Intuição é quando seu coração dá um pulinho no futuro e volta rápido”.

Adriana Falcão

“Olha, tua intuição te enganou!”

Caio Fernando Abreu

“Coragem mesmo, é... optar por um caminho diferente, confiar mais na intuição do que em estatísticas, arriscar-se a decepções para conhecer o que existe do outro lado da vida convencional. E, principalmente, coragem para enfrentar a própria solidão e descobrir o quanto ela fortalece o ser humano...”

Martha Medeiros

Pessoas inteligentes são aquelas capazes de reconhecer suas intuições e tirar proveito delas!

 

Fonte: https://www.greenme.com.br

Comentários

Posts Recentes

Cartão Higa's

Newsletter