Como escolher um protetor solar? - Higa's Supermercado

Higa's Supermercado

Cheff Higa's

Como escolher um protetor solar?

Como escolher um protetor solar?

16/01/2019

Você é o tipo de pessoa que só usa protetor solar no verão? Embora seja muito comum aplicar o produto na praia ou antes de usar a piscina, o que nem todos sabem é que o produto deve ser usado o ano inteiro. Isso porque mesmo nos dias frios e nublados, os raios ultravioletas continuam sendo emitidos e causam diversos efeitos nocivos como envelhecimento precoce, manchas na pele, aumento da flacidez e até mesmo câncer de pele.

Hoje iremos entender melhor qual a importância do protetor solar, algumas dicas de como usar e os riscos ao abrir mão do produto; confira:

O que é o protetor solar?

O primeiro protetor solar disponibilizado comercialmente surgiu em 1928, nos Estados Unidos. Porém, durante muito tempo pouca ou nenhuma atenção foi dada aos agentes fotoprotetores. Apenas em 1943, um filtro químico, o PABA (ácido para-aminobenzóico) foi patenteado como primeiro filtro solar estabelecido.

Foi na década de 1970 que houve a popularização dos agentes fotoprotetores, primeiramente do tipo UVB. Os filtros protetores para UVA surgiram na década de 1980 e 1990, com os filtros físicos dióxido de titânio e óxido de zinco, respectivamente.

O protetor solar é um produto destinado a proteger ou abrigar as células da pele contra os efeitos nocivos da radiação ultravioleta, UVA, UVB e infravermelho. Os protetores solares podem ser divididos em dois grupos:

Protetor solar físico: os filtros físicos, também conhecidos como inorgânicos, são partículas derivadas de metais, ou óxidos metálicos, que atuam através de mecanismos ópticos, refletindo ou dispersando os raios solares. Os principais filtros físicos são o óxido de zinco e dióxido de titânio.

Atualmente, eles estão disponíveis também em nanopartículas, o que confere uma coloração mais discreta do que a das formulações anteriores, que deixavam a pele com aspecto esbranquiçado ou acobreado. Em geral, eles são associados aos filtros químicos ou orgânicos para uma melhor cobertura em relação ao espectro de raios ultravioleta.

A vantagem desse tipo de filtro é que são mais estáveis e pouco penetram a pele, sendo ideais para os pacientes alérgicos e com sensibilidade cutânea elevada.

Protetor solar químico: os filtros químicos são moléculas que absorvem a radiação ultravioleta através de reações químicas, "entrando" na frente dos pigmentos cutâneos em sua avidez por energia solar.

Dessa maneira, eles absorvem essa radiação, impedindo que ela atinja as células da pele. Dependendo da faixa que cada molécula atue, ele será considerado um filtro solar de amplo espectro (atua na faixa do UVA e UVB) ou exclusivo UVA ou UVB. Em geral, os filtros solares disponíveis no mercado contêm mais de uma molécula para atuarem em uma faixa mais ampla.

Contudo, em relação aos filtros físicos, eles possuem uma menor estabilidade, visto que "saturam" a sua capacidade de absorver energia ao longo do tempo, necessitando de aplicações frequentes, caso a exposição se prolongue. Além disso, esse filtro solar pode penetrar a pele e reagir com ela, levando a reações alérgicas e fotoalérgicas (deflagradas pelo próprio sol).

Como escolher o protetor solar ideal?

É preciso levar em consideração fatores como o tipo e o tom da pele, além da idade e tendência a problemas dermatológicos, como manchas e acne.

"Para proteger a pele do corpo, as loções cremosas são as mais adequadas. Se houver muitos pelos, o uso de spray facilita a aplicação. No rosto, o filtro solar deve ser escolhido de acordo com o tipo de pele. Se ela for oleosa, o uso de gel, gel-creme ou loção oil-free é o mais adequado. Para peles secas, é mais indicado o uso de creme", explica a dermatologista Selma Cernea, do Hospital Israelita Albert Einstein (SP).

Tipos de protetor solar

Além da divisão entre protetores físicos e químicos, é possível encontrar na indústria uma grande variedade de produtos com diversas indicações. De acordo com a dermatologista Christiana Blattner, essas são as combinações que incorporam tecnologias e substâncias com outras funções aos protetores solares que valem a pena:

  • Protetor solar hidratante: preserva a oleosidade natural e confere um aspecto brilhoso à pele, garantindo a refração da luz solar. É indicado para peles secas
  • Protetor solar com antirrugas ou anti-idade: possui antioxidantes que preservam a saúde da pele e ajudam a retardar o processo de envelhecimento celular
  • Protetor solar antioleosidade: pessoas com pele mista e oleosa sempre devem buscar produtos que não deixem a pele ainda mais engordurada, são os chamados oil- free. Além disso, existem protetores com microesferas matificantes, que absorvem o excesso de gordura da pele e a deixam sempre com aspecto seco, mas sem desidratá-la
  • Protetor solar com maquiagem: faz também as vezes da base. Contém pigmentos de cor que ajudam a proteger contra a luz visível, que causa envelhecimento precoce da pele
  • Protetor solar antipoluição: possui antioxidantes mais potentes, com o objetivo de devolver o viço à pele.

Quando passar o protetor solar?

O uso do filtro solar deve ser diário nas quantidades recomendadas sobre as áreas expostas, devendo ser reaplicado pelo menos duas vezes ao dia, isso em caso de não exposição direta ao sol, transpiração ou retirada do produto ao nadar. Caso isso aconteça, o protetor deve ser reaplicado imediatamente.

Segundo a dermatologista Emily Alvernaz, deve-se priorizar o uso em face, incluindo lóbulo das orelhas, pescoço, colo, braços e dorso das mãos, mas se a perna ficar exposta o protetor também deve ser aplicado na região. Em caso de exposição de outras partes do corpo, recomendamos a aplicação do filtro na área e posteriores aplicações conforme o filtro for sendo eliminado por transpiração ou contato com a água.

Como passar o protetor solar?

A quantidade certa de protetor solar para prevenir os efeitos danosos do sol na pele é de 2 mg/cm², o que equivale, em média, a 25-30 gramas por aplicação em um adulto, mas na prática utilizamos a regra de:

  • 1 colher de chá para a face, pescoço e cabeça (em casos de calvície) - ou o equivalente ao tamanho de uma ervilha para o rosto somente
  • 1 colher de chá para cada braço, dorso, tórax e abdômen
  • 2 colheres de chá para cada perna.

 

Fonte: https://www.minhavida.com.br/beleza/tudo-sobre/33908-protetor-solar

Comentários

Posts Recentes

Cartão Higa's

Newsletter