Curiosidades sobre o Carnaval que você talvez não conheça - Higa's Supermercado

Higa's Supermercado

Cheff Higa's

Curiosidades sobre o Carnaval que você talvez não conheça

Curiosidades sobre o Carnaval que você talvez não conheça

24/02/2022

O Carnaval foi trazido ao Brasil pelos portugueses

Foram os portugueses que trouxeram as tradições carnavalescas ao Brasil, em 1641, através do Entrudo, uma festa popular em que as pessoas lançavam umas nas outras farinha, água e ovos, por exemplo. Era comum também o uso de "limões de cheiro" ou "laranjas de cheiro", pequenas bolas de cera recheadas com águas perfumadas.

Em 1854, por conta de repressão policial, a festa caiu em declínio. Foi então que os bailes de máscaras e fantasias em clubes e teatros ganharam força. O primeiro baile de carnaval do Brasil foi organizado por uma atriz italiana no Largo do Rocio, Rio de Janeiro, em 1840. Sua ideia era popularizar as tradições do carnaval veneziano.

 

O Carnaval de Veneza é um dos mais antigos do mundo

A festa foi criada em 1094 por Vitale Falier, membro de uma das famílias mais influentes da cidade na época, e tinha o objetivo de, antes da Quaresma, oferecer para a população um período com brincadeiras, jogos e diversão.

A inspiração foram festas romanas que celebravam Saturno, deus da geração, dissolução, abundância, riqueza, agricultura, tempo, renovação periódica e libertação.

Em 1296, o Senado veneziano formalizou o Carnaval como o último dia antes da Quaresma, mas a população começava as celebrações em dezembro.

Essa oficialização transformou a festa numa grande expressão cultural da cidade e, depois, em um negócio que dura até os dias de hoje. Sua marca registrada são as fantasias, máscaras e o anonimato, que permite a liberdade de ser o que você quiser.

 

Ala das Baianas surgiu muito antes das Escolas de Samba

Num desfile de Escola de Samba, a Ala das Baianas precisa ter, no mínimo, 50 baianas nas escolas de São Paulo e 70 nas do Rio de Janeiro. Caso a escola não cumpra a regra, perde 0,5 ponto na apuração carioca e 0,1 na paulista.

Essa tradição nasceu e permanece viva com as escolas que, ano a ano, competem com seus samba-enredo e desfiles de carros alegóricos.

Entretanto, a Ala das Baianas nasceu muito antes das Escolas de Samba se tornarem populares.

Foram as taieiras, grupos de mulheres negras que vestiam trajes típicos angolanos brancos com fitas coloridas, que popularizaram os desfiles de rua ao som de ritmos africanos. É delas toda a inspiração para as baianas da Sapucaí e Anhembi.

 

Carmen Miranda foi uma grande inspiração para o Carnaval

A cantora e atriz Maria do Carmo Miranda da Cunha, mais conhecida como Carmen Miranda, nasceu em Portugal, mas sua importância para a cultura brasileira é imensa.

Foi através de seu famoso chapéu de frutas e o traje de baiana que a cultura carnavalesca brasileira chegou na Hollywood dos anos 40.

Em 1972 e 2008, a escola de samba Império Serrano fez desfiles homenageando Carmen e sua contribuição para o Carnaval brasileiro não só através da moda, mas da gravação de marchinhas de sucesso, num momento em que as fantasias eram todas inspiradas em criações europeias.

 

A primeira marchinha de Carnaval foi criada por uma mulher

Foi a pianista Chiquinha Gonzaga que criou Abre Alas, a primeira marchinha de Carnaval da história, para o grupo carnavalesco Rosas de Ouro em 1889.

Sua marchinha é, até hoje, uma das mais populares e reconhecidas da cultura brasileira.

Comentários

Posts Recentes

Cartão Higa's

Newsletter