O que é e qual a importância do equilíbrio emocional para a saúde mental - Higa's Supermercado

Higa's Supermercado

Cheff Higa's

O que é e qual a importância do equilíbrio emocional para a saúde mental

O que é e qual a importância do equilíbrio emocional para a saúde mental

11/05/2022

Um dos requisitos para ficar com a saúde mental em dia é ter um bom equilíbrio emocional. Muitas pessoas imaginam que ser equilibrado emocionalmente é equivalente a ser calmo e zen o tempo todo. Por isso, para esclarecer as dúvidas, a psicóloga Aline Silva explica sobre o assunto.

 

O que é o equilíbrio emocional?

Aline explicou que o equilíbrio emocional envolve reconhecer e controlar suas próprias emoções, pensamentos e ações. Dessa forma você consegue “manter relacionamentos saudáveis, trazendo mais motivação e bem-estar consigo mesmo, bem como com as pessoas com quem convive”.

 
A psicóloga falou que ter equilíbrio emocional “significa que ter uma percepção sobre si e um domínio de suas próprias emoções. Com isso, as atitudes e reações são adequadas no enfrentamento de situações cotidianas, principalmente em relação a fatores estressantes”.
 
 
A importância do equilíbrio emocional no seu dia a dia

Segundo a psicóloga, o equilíbrio emocional te ajuda a ter “reações saudáveis e adequadas em situações estressantes, principalmente as que requerem mais atenção”. Abaixo, veja os principais benefícios:

  • Controle sobre os sentimentos;
  • Melhora do relacionamento interpessoal;
  • Reconhecimento de si, valorizando pontos positivos e trabalhando os negativos;
  • Redução do estresse;
  • Aumento da empatia.

Você conseguiu entender o quanto o equilíbrio emocional é importante na sua vida? Siga a leitura para conhecer os sinais de desequilíbrio emocional.

 

O desequilíbrio emocional e suas causas

Segundo Aline, “o desiquilíbrio emocional pode causar tanto sintomas mentais como físicos. Quando a pessoa apresenta este desiquilíbrio pode ter irritabilidade, estresse, descontrole, agressividade, dificuldade de concentração e agitação”. Ela também citou a presença de sintomas físicos, como dor de cabeça e inflamações. Dentre as causas, estão:

  • Rotina estressante;
  • Luto;
  • Problemas financeiros;
  • Pressão no trabalho;
  • Pressão familiar;
  • Mudanças obrigatórias ou repentinas;
  • Medos e inseguranças.

Apesar de serem parte do cotidiano, é possível lidar com as causas do desequilíbrio emocional. Continue a leitura e veja como se saber se você possui equilíbrio emocional.

 

Como saber se eu tenho equilíbrio emocional?

Aline comentou que é natural ter sentimentos de tristeza ou raiva. Porém, a pessoa com equilíbrio emocional identifica seus pontos fortes e fracos, e lida de forma mais saudável com situações que a incomodam.

“Quando a pessoa tem equilíbrio emocional, ela consegue reconhecer estes sentimentos em si, como estão lhe afetando e como lidará com a situação a partir disto. Essa reflexão impede que a pessoa aja apenas por impulso, sem pensar na consequência de seus atos” finalizou.

 

Fonte: https://www.dicasdemulher.com.br/equilibrio-emocional/

Comentários

Posts Recentes

Cartão Higa's

Newsletter