Dicas para Otimizar a Limpeza da sua Casa - Higa's Supermercado

Higa's Supermercado

Cheff Higa's

Dicas para Otimizar a Limpeza da sua Casa

Dicas para Otimizar a Limpeza da sua Casa

04/11/2022

1. Invista na manutenção diária 

Você pode não acreditar, mas fazer um pouco todo dia é a capaz de fazer maravilhas pela limpeza de casa. E pode ficar calmo: aqui, não estamos falando de uma faxina pesada diária (algo que é simplesmente impossível considerando todos os compromissos), mas sim de não deixar a sujeira acumular

Na prática, isso inclui atitudes como:

  • lavar a louça logo depois das refeições (ou enquanto está cozinhando, o que facilita bastante);
  • varrer ou passar um pano naquele cômodo que está mais sujo;
  • dar uma geral rápida no micro-ondas;
  • limpar a geladeira e os puxadores dos armários da cozinha;
  • arrumar a cama (embora muita gente não ache esse cuidado necessário, o fato é que ele colabora para deixar a roupa de cama limpa por muito mais tempo!);
  • realizar toda tarefa pequena que pode ser facilmente resolvida no dia a dia.

Outra a coisa a se ter em mente é não deixar pequenos problemas para depois. A pasta de dente caiu e formou uma crosta na pia? Os produtos do banho mancharam o box ou ficou shampoo no azulejo? Resolva o problema imediatamente. Na hora, você vai gastar apenas alguns minutos ou segundos – por outro lado, se for deixando essas pequenas sujeiras acumularem, tudo vai se tornar muito mais cansativo e trabalhoso.

2. “Destralhe” sua casa sempre que possível 

Caixas e sacolas de delivery, notas fiscais de produtos comprados, papéis que você não usa mais e estão em cima da mesa, embalagens velhas, itens com a validade vencida… uma das tendências da vida cotidiana é justamente ir deixando o lixo (e a bagunça) acumular. 

A dica, assim, é já ir juntando e descartando todos esses resquícios no dia a dia – separando os itens para a reciclagem sempre que possível. Vale lembrar que o cuidado vale para produtos de higiene e beleza (que acabaram ou estão vencidos), itens de cozinha, material de escritório e, é claro, o lixo doméstico convencional. 

Leia Mais: Como ser sustentável no dia a dia: 6 práticas simples 

3. Defina uma estratégia para a faxina

A dinâmica da limpeza de casa é muito subjetiva, variando de acordo com a  preferência de cada um. O mais importante, nessa etapa, é definir uma estratégia para a faxina, de modo que você possa se programar ao longo da semana. 

Se você prefere reservar um dia da semana para fazer todo o trabalho, tudo bem! Para quem tem pouco tempo e precisa conciliar as tarefas domésticas com uma rotina corrida, porém, uma dica eficiente é dividir a faxina por dias. 

Dessa forma, você consegue se concentrar na limpeza de um único cômodo com mais afinco, sem correr o risco de desanimar ou ficar cansado demais quando tiver limpado todos os locais da casa pela metade. Esse sistema também permite encaixar as tarefas de acordo com a sua disponibilidade. 

Um exemplo desse planejamento é lavar as roupas aos domingos (vale a pena considerar também os serviços das lavanderias online, com ótimo custo-benefício), limpar a sala e tirar o pó dos objetos na segunda, arrumar os quartos na terça, se dedicar à cozinha na quarta, fazer a limpeza mais pesada do banheiro na quinta e por aí vai. 

Claro que você pode ir intercalando os dias, de forma a não ficar sobrecarregado. Com a organização e as pequenas limpezas de todos os dias (como já falamos nos tópicos acima), a tendência é que tudo fique mais rápido e fácil. 

4. Se possível, invista em um aspirador de pó 

Considere – mesmo – investir em um bom aspirador de pó, principalmente se tiver uma grana extra. Embora represente um gasto em um primeiro momento, o eletrodoméstico é uma verdadeira mão na roda para otimizar a limpeza de casa. 

Aspirar o chão antes de passar um pano com desinfetante agiliza e ajuda a retirar a poeira e os ácaros mesmo dos cantos mais difíceis. Além disso, o objeto é um grande aliado para quem tem pet (deixando a casa livre de pelos) e para a limpeza de tecidos e estofados, como sofá e tapetes. 

Se você tem problemas respiratórios, os benefícios são ainda maiores. Varrer a poeira faz com que todo o pó fique suspenso no ar, se espalhando pelo ambiente – o que é evitado com o aspirador. 

5. Retire o pó das superfícies antes de limpar o chão 

Essa é uma dica básica, mas que é sinônimo de muito mais eficiência! Ao invés de varrer/aspirar o chão e depois tirar todo o pó dos móveis e superfícies, faça o movimento contrário. 

O processo de limpar o pó, afinal, faz com que muita sujeira caia no chão, o que é contraprodutivo se você só se dedicar à atividade depois que o chão estiver limpinho. Primeiro, retire toda a poeira com um pano úmido e só então parta para o aspirador ou a vassoura. Dessa forma, você evita que o pó de móveis e objetos permaneçam no ambiente até a próxima faxina (ou mesmo que você tenha trabalho em dobro!). 

Comentários

Posts Recentes

Cartão Higa's

Newsletter