Como salvar a comida com muito sal - Higa's Supermercado

Higa's Supermercado

Cheff Higa's

Como salvar a comida com muito sal

Como salvar a comida com muito sal

31/08/2023

Durante o preparo de um prato delicioso, você precebe que acabou colocando sal demais. E agora? 

Calma que isso pode ser consertado de uma maneira fácil! 

 

Separamos algumas dicas de como salvar uma comida que está muito salgada. Confira! 

 

Corrigir o excesso de sal com pão

Coloque um pedaço de pão dentro do preparo e deixe por cerca de 15 minutos. O pão vai ter a função de absorver um pouco do líquido e com isso uma parte do excesso de sal. 

Corrigir o excesso de sal com batata

Devido à presença de amido, a batata pode ser uma solução para corrigir o excesso de sal numa sopa, refogado, feijão, estrogonofe e até mesmo no arroz! Ela vai absorver o sal em excesso, trazendo um sabor equilibrado ao prato. Corte 1-2 batatas cruas pedaços e adicione na panela, deixe cozinhar por 10 minutos e retire.

Corrigir com um ingrediente ácido

Outro truque para corrigir o sal na receita é adicionar um ingrediente ácido, que também vai ajudar a equilibrar o sabor, como por exemplo o limão, vinagre ou até vinho. Vá adicionando aos poucos e provando. 

Solucionar com  amido de milho

Este truque funciona muito bem sobretudo em preparos caldosos ou cremosos, mas não exagere, pois o prato pode acabar ficando mais cremoso que o ideal!

Como tirar o sal de sopa salgada

Quando exageramos na quantidade de sal numa sopa, a grande vantagem é o fato do conteúdo ser principalmente líquido! O mesmo é válido para ensopados, moquecas, feijoadas e guisados. Esse fato facilita tirar o excesso de sal através de alguns truques simples:

  • Adicionar mais água ou caldo: este é um truque bem simples e eficaz! É só tirarum pouco do caldo e substituir por mais água ou clado não salgado. 
  • Acrescentar mais legumes: outro truque é adicionar mais ingredientes na panela (podem e devem ser os mesmos que você já estava cozinhando, como batata, cenoura, chuchu, etc), sem acrescentar mais sal. Desse modo, uma parte do excesso de sal será absorvido por esses "novos" ingredientes, ajudando a equilibrar o sabor;
  • Adicionar macarrão ou arroz: o amido presente no macarrão e no arroz é um excelente aliado para reduzir o gosto salgado das receitas, por isso adicionar estes ingredientes na sua sopa, guisado ou feijoada vai permitir eliminar uma parte do sal! Tem ainda a vantagem de deixar o preparo mais nutritivo.

Dessa maneira, você acaba evitando o desperdício de alimentos e salva o seu preparo!  

Comentários

Posts Recentes

Cartão Higa's

Newsletter